O que é a Acupuntura?


A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos. 

O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos. 

A acupuntura tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento da dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como patologias do sistema musculoesquelético, doenças neurológicas, doenças respiratórias e doenças gastrointestinais.

Para começar, vamos entender a origem da palavra acupuntura, deriva-se do latim acum, que significa agulha e punctum, que significa picada ou punção. Em japonês, por sua vez, a acupuntura é denominada de Shin-Kyu e em chinês, de Zhen-Jiu.

Em ambos os idiomas, esses dois termos significam, respectivamente, agulha e moxa, diferente da tradução latina que se refere apenas às agulhas.

Portanto, a acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo.

Estas substâncias têm efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, por isso a acupuntura tem a capacidade de aliviar dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

Tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento da dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como:

• Doenças do sistema musculoesquelético;
• Doenças respiratórias;
• Doenças neurológicas;
• Doenças gastrointestinais

Além de tratar doenças, a acupuntura também é capaz de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.


Benefícios da acupuntura


O tratamento com acupuntura não possui contraindicações, possui inúmeras vantagens e é recomendada para a grande maioria dos pacientes com as mais diversas finalidades.

Vantagens da Acupuntura

01. Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo;

02. Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista).

03. Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões),

04. Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos;

A acupuntura não apenas aliviará a dor, mas também atua sobre a redução de espasmos e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento.